“Se eu pudesse definir o Fundo de Ações da Bresser em apenas uma frase, ela seria: “Um fundo ágil, extremamente equilibrado e muito bem arquitetado”.

O fundo tem alicerce na base fundamentalista e possui posições concentradas em poucas ações (em média, entre 10 e 12). As empresas são acompanhadas de perto pelo gestor e pelos analistas. E quando digo de perto, é de muito perto. Qualquer mudança na qualidade da administração das empresas são percebidas e podem gerar uma venda total da posição.

As ações são escolhidas através de uma profunda análise fundamentalista. O fundo busca empresas muito bem administradas que operem no mercado doméstico e com alto potencial de retorno. Além disso, a carteira possui um prazo médio de liquidação baixo. Se necessário, 80% do portfólio pode ser vendido em apenas 2 dias.

Diferentemente de outros fundos e gestores fundamentalistas, o Bresser FIA não deixa de olhar para fluxo e movimentos macros.

Tanto em casos positivos quanto negativos, o gestor sabe se posicionar muito bem de forma a proteger os quotistas: aumentando a exposição rapidamente para pegar um movimento de alta ou reduzindo rapidamente a exposição para proteger as posições em caso de queda.  Por isso, não é raro encontrar posições ligadas a commodities na carteira.

A experiência macro do gestor (que também faz a gestão de Multimercados), aliado a uma carteira com alta liquidez, tornam o Bresser FIA um campeão!

Em todo o mercado de fundos, é o único fundo que conheço que praticamente nunca tomou resgates de seus quotistas!”

Felipe Bevilacqua
Gestor Especialista da Levante Ideias de Investimento